quinta-feira, 13 de junho de 2013

Tarefas 1 e 2 do Blog

Tarefa 1: Elaborar um texto analisando o Vídeo do Lançamento da 7ª Gincana Ambiental “A História das Coisas”.
      O vídeo que nos foi apresentado na abertura da 7° Gincana Ambiental, nos faz refletir sobre a principal preocupação do mundo globalizado: o consumismo em excesso. Faz com que nós nos questionamos se é realmente necessário um celular de ultima geração, a roupa da moda para formar nosso caráter, para mostrarmos quem somos.
       Devemos abrir nossas mentes e pensar que tudo isso que compramos e em menos de seis meses jogamos fora e compramos de novo, tem de ir para algum lugar, para nós é muito fácil é simplesmente colocar na rua, o lixeiro passa e “plim” se foi todo o lixo que produzimos. Mas e a partir daí? Devemos sempre lembrar que na natureza nada se perde, mas tudo se transforma. Apesar de termos dado o destino correto ao nosso lixo ele ainda causa grandes danos a natureza. Se fossemos reciclar e reutilizar todo o lixo que produzimos ainda assim não seria o suficiente, a solução definitiva é reduzir, ter consciência de olhar para todo o lixo que produzimos e pensar se isso tudo é realmente necessário.
      Se começarmos a reduzir, comprar só o necessário, desde comida a objetos, vamos de um modo, aliás de um pequeno modo ajudar a natureza, a nossa natureza.
      O lugar onde vivemos precisa ser preservado para que nossas gerações do futuro possam viver bem.
       Todo mundo fala em ajudar o próximo, querer bem um ao outro, mas por que não ajudar a nossa fonte de oxigênio, nossa fonte de vida, nosso planeta? Por que não querer bem nossa natureza?
       Precisamos começar a refletir e agir antes que seja tarde, bom, tarde nunca é, sempre há tempo, porém se começarmos a colaborar com nossa casa onde todos vivem, sem paredes, onde todo mundo é "irmão", o mais cedo possível, iremos conseguir salvá-la da talvez, rápida destruição.
     
Uma colaboração aqui, outra ali, vamos longe e assim consecutivamente nossa natureza vai poder "sorrir" por mais tempo, fazendo-nos felizes.
As coisas, objetos são apenas coisas. Mas a naruteza... Ah! natureza é nossa moradia.
Preferem ficar sem "coisas" ou sem moradia?
 
Carolina e Leticia ;*
 
Tarefa 2: Defina e diferencie: Lixo Seco e Lixo Orgânico.
 
LIXO ORGÂNICO: Material de origem biológica, como restos de alimentos e bebidas, plantas e animais mortos, assim como papéis molhados. O lixo orgânico é descartado, normalmente, em sacos plásticos. É encaminhado ao serviço de coleta ou à compostagem (processo de decomposição da matéria orgânica). Esse lixo pode ser reaproveitado da seguinte maneira: pode virar adubo ou ser usado em usinas termoelétricas para produção de energia com base no gás que emite.
LIXO SECO: Papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixa de leite, caixas de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos) latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados. Deve ser descartado separado do orgânico. O lixo contendo restos de alimentos ou outras substâncias deve ser lavado, o que minimiza a proliferação de animais, como ratos e baratas. Na lavagem, deve-se evitar o desperdício de água. O lixo seco pode ser reaproveitado da seguinte maneira: após a triagem, segue para os fabricantes de matérias-primas. O papel, por exemplo, pode ser misturado com celulose virgem para a produção de matérias-primas, como o papelão.
 
Capitã Daniela ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário